Calendário Vacinação

Como bióloga, hoje eu vim bater um papo sobre IMUNIZAÇÃO com vcs e tentar elucidar algumas dúvidas e mitos inclusive sobre a vacina da H1N1..

Desde 2004, o Ministério da Saúde Brasileiro adota três calendários obrigatórios de vacinação e, ao contrário do que se pensa, não só os bebês e crianças devem ser vacinados ou possuem calendário de vacinação, TODAS as faixas etárias são/devem ser cobertas por imunicações regulares, tendo cada uma das fases um calendário diferenciado, confira abaixo:

(*) Esses calendários são os gerais, o que devemos cumprir trivialmente sobre os excepcionais, como o da H1N1, vou falar mais abaixo.

A imunização é a maneira mais eficaz de se prevenir contra diversas doenças, como poliomielite (paralisia infantil), tuberculose, rubéola e febre amarela, entre outras, é a vacinação. Ao se vacinar, a pessoa passa a ter proteção (anticorpo) e torna-se imunizado. O que pode evitar muita, mas muita dor de cabeça futura. Meu cartão de vacina está totalmente em dia. Se vc não tem um, peça um no posto de saúde mais próximo a sua casa e o coloque em dia urgentemente.



Meu cartão está velhinho tadinho, mas totalmente em dia e muito bem guardado. Em breve receberá o carimbo da H1N1. Não tem o da rubéola porque eu já tive a doença e, portanto, já sou imune a ela. O calendário - aqui no Brasil


CRONOGRAMA DE VACINAÇÃO DOS GRUPOS PRIORITÁRIOS
Grupos Prioritários
Data da vacinação
Trabalhadores da rede de atenção à saúde e profissionais envolvidos na resposta à pandemia
08/03 a 19/03
Indígenas
Gestantes (mulheres que engravidarem após esta data poderão ser vacinadas nas demais etapas da campanha)
22/03 a 02/04
Doentes crônicos (Idosos com doenças crônicas serão vacinados em data diferente, durante a campanha anual de vacinação contra a gripe sazonal)
22/03 a 02/04
Crianças de seis meses a menores de dois anos
22/03 a 02/04
População de 20 a 29 anos
05/04 a 23/04
CAMPANHA NACIONAL DE VACINAÇÃO DO IDOSO Pessoas com mais de 60 anos vacinam-se contra a gripe comum. Aqueles com doenças crônicas também serão vacinados contra a gripe pandêmica
24/04 a 07/05
População de 30 a 39 anos
10/05 a 21/05

(*)Dados acima foram extraido do site do Ministério da Saúde que podem ser conferidos aqui.


E agora vamos debater sobre alguns mitos sobre a

vacinação da H1N1 para a população.


H1N1. Mitos e verdades sobre e-mails que circulam na web.

1. A pessoa contrai o vírus da gripe quando toma a vacina?
Coordenadora Martha Casagrande - Isso é impossível de acontecer. A vacina não é constituída do vírus da doença. São pequenas partículas do vírus, em decorrência disso, eles não são capazes de se multiplicar no organismo. Não existe a mínima possibilidade da vacina provocar a doença. Como, às vezes, a pessoa sente mal-estar pela resposta imunológica, ela confunde com a doença. Essas partículas funcionam no organismo como um agressor, imediatamente, o nosso sistema imunológico começa a reagir e produzir os anticorpos contra essas partículas do vírus. Se a pessoa entrar em contato com o vírus selvagem, ela estará protegida porque já tem anticorpos protetores.

2. Existem vários e-mails circulando na internet dizendo que o objetivo da vacina é reduzir a população mundial, por isso, as crianças e grávidas estão sendo vacinadas. O que o senhor tem a dizer sobre isso?
Infectologista Lauro Pinto Neto - As pessoas falam tanta bobagem porque já se esqueceram do número de grávidas e crianças pequenas mortas no Brasil. Não foram duas nem três, foram milhares. As pessoas brincam com coisas sérias. Existe uma doença que matou muita gente.

3. Se o vírus da gripe é mutável, essa vacina pode garantir que a pessoa não tenha a doença até quando?
Infectologista Lauro Pinto Neto - Pelo menos por agora. Para o ano que vem não podemos dizer ainda. A previsão é de que seja uma vacina para gripe, com a H1N1 e outros vírus. No Estado, a rede privada de saúde receberá a vacina comum para a gripe já com a H1N1, na segunda quinzena de abril. Ainda não sei o valor.

4. Porque determinadas pessoas estão sendo vacinadas e não toda a população?
Coordenadora Martha Casagrande - O Ministério da Saúde adotou essa estratégia de vacinar os grupos considerados prioritários para o enfrentamento desse vírus pandêmico, que é o H1N1. Não foi possível o Brasil comprar uma quantidade de vacina para toda a população. Não que o Ministério não quisesse, mas não existe no mundo fabricantes para essa quantidade. Foi necessário priorizar os grupos mais vulneráveis, os que mais morreram e adoeceram em 2009.

5. Qual é a diferença entre as vacinas aplicadas em grávidas e em doentes crônicos?
Coordenadora Martha Casagrande - Existem dois tipos de vacinas. Uma tem adjuvante e a outra não. O adjuvante é um produto que aumenta a potência da vacina, ou seja, com quantidades menores consegue-se fazer o mesmo número de anticorpos. Como os adjuvantes são produtos a mais dentro da vacina que podem eventualmente levar a alguma reação adversa, nós preferimos vacinar as gestantes sem o adjuvante. Por se tratar de um grupo todo especial. Os outros grupos, inclusive as crianças, podem ser vacinadas com os dois tipos de vacina, depende da que estiver disponível no momento. As duas são vacinas muito boas.

6. Que reações a vacina pode causar?
Coordenadora Martha Casagrande - Algumas pessoas podem sentir febre, dor no corpo, dor de cabeça, dor de garganta, mas a maioria dos eventos são leves e se resolvem em 48h. Analgésicos são suficientes para que as pessoas se sintam melhor. São eventos esperados, são reações individuais. O mais importante é que a pessoa estará protegida contra a doença.

7. Em algum momento toda a população será vacinada?
Coordenadora Martha Casagrande - Não existe essa previsão. O Ministério da Saúde se programou para vacinar esses grupos prioritários que representam cerca de 50% da população brasileira. Mas, mesmo sabendo que nem todas serão vacinadas, com certeza você vai diminuir a circulação do vírus, e menos pessoas terão a doença.

8. Alguém pode ficar inválido por tomar a vacina?
Infectologista Tâmea Possa - Essa dúvida está surgindo porque na última gripe suína, nos anos 70, houve um início de um surto. Na época, foi produzida uma vacina que causou muitos casos de uma doença que causa paralisia - a Síndrome de Guilambarre - o paciente tem um comprometimento da medula. Oficialmente eu não tenho informações de que isso está acontecendo agora. Isso para mim é uma boataria. Todos os profissionais de saúde foram vacinados e nós não tivemos nenhum caso. Além disso, várias coisas podem gerar essa síndrome. Não podemos ter certeza. Às vezes, a medicina não pode esperar todos os passos. Por exemplo, ficar 10 anos esperando milhões de testes. Também não acredito que se isso estivesse acontecendo, o governo se calaria.

9. A entrada no mercado da vacina foi acelerada, o que significa que todos os efeitos colaterais a médio e longo-prazo não são conhecidos. (afirmação de um dos e-mails)
Infectologista Tâmea Possa - Nós vamos esperar morrer quantas pessoas para começar com a vacina? Tem que começar mesmo. Não podemos esperar a segunda leva. A primeira, no ano passado, matou mais de 18 mil pessoas. Existem situações de urgências que precisam ser respondidas com urgência. Sem contar que a vacina da gripe sempre foi feita com o vírus morto.

10. A vacina contém células de câncer de animal que podem provocar câncer nas pessoas?
Infectologista Tâmea Possa - Claro que não. De jeito nenhum.

Lembrando que toda e qualquer imunização pode haver contra-indicações que no caso específico da H1N1 são:

:: Antecedentes de uma reação grave a uma dose de uma vacina anterior.
:: Antecedentes de reação anafilática a qualquer dos componentes da vacina, nomeadamente aos excipientes ou às proteínas do ovo.
:: Antecedentes de Síndrome de Guillain-Barré nas 6 semanas seguintes a uma dose anterior da vacina são considerados contra-indicação relativa. A decisão de vacinar deverá ser ponderada caso a caso.

E os efeitos indesejáveis são geralmente semelhantes aos notificados com a vacina da gripe sazonal. Em linguagem simplificada temos:

Muito Frequentes – Afetam mais de 1 utilizador em 10 –

:: Cefaléia
:: Fadiga
:: Dor, vermelhidão, inchaço ou nódulo no local da injecção
:: Febre
:: Músculos doridos, dor nas articulações

Frequentes – Afetam de 10 utilizadores em 100 -

:: Sensação de calor, prurido ou nódoas negras no local da injecção
:: Aumento da sudorese, arrepios, sintomas “tipo gripe”
:: Gânglios aumentados na região do pescoço, axilas ou virilhas

Pouco Frequentes – 1 a 10 utilizadores em 1000 -

:: Formigueiro ou dormência das mãos ou dos pés
:: Sonolência
:: Tonturas
:: Diarreia, vómitos, dores de estômago, sensação de indisposição
:: Comichão, erupção cutânea
:: Sensação de mal estar geral
:: Insónias
:: Reações cutâneas generalizadas, inclusivamente urticária
:: Os efeitos secundários desaparecem geralmente entre 1 a 2 dias sem tratamento.

Raros – afetam de 1 a 10 utilizadores em 10000 -

:: Reações alérgicas que levam a uma diminuição perigosa da pressão sanguínea que, se não for tratada, pode originar choque. Os profissionais de saúde estão conscientes desta possibilidade, existindo tratamento de emergência disponível para utilizar nestes casos.
:: Equivalentes convulsivos e Convulsões
:: Sensação intensa de “facadas” ou de dor pulsátil ao longo de um ou mais nervos.
:: Contagem de plaquetas sanguíneas baixa, que pode resultar em hemorragia ou nódoas negras.

Muito Raros – Afetam menos de 1 utilizador em 10000 -

:: Vasculite (inflamação dos vasos sanguíneos que, podem causar erupções cutâneas, dor nas articulações e problemas nos rins)
:: Problemas neurológicos, tais como encefalomielite (inflamação do SNC), nevrite (inflamação dos nervos) e o Síndrome de Guillain-Barré.

Espero ter ajudado e esclarecido um pouco toda essa situação, todavida, no mais, o bom mesmo é retirar todas as suas dúvidas com o seu médico - o médico da família ou o clínico geral, pediatra que acompanha vc e/ou seus filhos - e também fazer todas as perguntas que quiser e desejar nos postos de saúde. É um direito seu saber o que vc está tomando, mas em todo caso eu acredito que a vacina foi muito bem elaborada e é eficaz contra o vírus da Gripe A. Eu vou me vacinar e vc?!


Li lá na Cláudia e amei, vai dizer que não é a nossa cara?!

Dizem que todos os dias você deve comer uma maçã por causa do ferro. E uma banana pelo potássio. E também uma laranja pela vitamina C. Uma xícara de chá verde para prevenir a diabetes. Todo dia deve-se tomar ao menos dois litros de água. E uriná-los, o que consome o dobro do tempo. Todos os dias deve-se tomar um Yakult pelos lactobacilos (que ninguém sabe bem o que é, mas que aos bilhões, ajudam a digestão). Cada dia uma Aspirina previne o enfarto. Uma taça de vinho também. Um copo de cerveja, para... não lembro bem para o que, mas faz bem. O benefício adicional é que se você tomar tudo isso ao mesmo tempo e tiver um derrame, nem vai perceber.

Todos os dias deve-se comer fibra. Muita, muitíssima fibra. Fibra suficiente para fazer um pulôver. Você deve fazer entre quatro e seis refeições leves diariamente. E nunca se esqueça de mastigar pelo menos cem vezes cada garfada. Só para comer, serão cerca de cinco horas do dia. E não esqueça de escovar os dentes depois de comer...

Ou seja, você tem que escovar os dentes depois da maçã, da banana, da laranja, das seis refeições e enquanto tiver dentes, passar fio dental, massagear a gengiva, escovar a língua e bochechar com Plax. Melhor, inclusive, ampliar o banheiro e aproveitar para colocar um equipamento de som, porque entre a água, a fibra e os dentes, você vai passar ali várias horas por dia. Há que se dormir oito horas por noite e trabalhar outras oito por dia, mais as cinco comendo são vinte e uma. Sobram três, desde que você não pegue trânsito. As estatísticas comprovam que assistimos três horas de TV por dia, Menos você, porque todos os dias você vai caminhar ao menos meia hora (por experiência própria, após quinze minutos dê meia volta e comece a voltar, ou a meia hora vira uma). E você deve cuidar das amizades, porque são como uma planta: devem ser regadas diariamente, o que me faz pensar em quem vai cuidar delas quando eu estiver viajando. Deve-se estar bem informado também, lendo dois ou três jornais por dia para comparar as informações.

Ah! E o sexo.Todos os dias, tomando o cuidado de não se cair na rotina. Há que ser criativo, inovador para renovar a sedução. Isso leva tempo e nem estou falando de sexo tântrico. Também precisa sobrar tempo para varrer, passar, lavar roupa, pratos e espero que você não tenha um bichinho de estimação. Na minha conta são 29 horas por dia. A única solução que me ocorre é fazer várias dessas coisas ao mesmo tempo!!! Tomar banho frio com a boca aberta, assim você toma água e escova os dentes. Chame os amigos e seus pais. Beba o vinho, coma a maçã e dê a banana na boca da sua mulher. Ainda bem que somos crescidinhos, senão ainda teria um Danoninho e se sobrarem 5 minutos, uma colherada de leite de magnésio. Agora tenho que ir. É o meio do dia, e depois da cerveja, do vinho e da maçã, tenho que ir ao banheiro. E já que vou, levo um jornal... Tcháu... Se sobrar um tempinho, me manda um e-mail.

Luís Fernando Veríssimo.

Genial, não?! E boa Semana Santa para todos!!!


Tenho que admitir que nem sempre a tão sonhada vida de casado é um mar de rosas, especialmente quando nós - mulheres - estamos doentes, grávidas ou afins. Se eles - homens - tem uma gripe simples ficam prostados na cama em verdadeiro estado de coma (coma muito e peça tudo na boquinha mais ainda), agora se é com a gente a feira (compras de comida) tem que continuar a ser feita, o sexo tem que estar em dia e ficar deitada na cama é quase um ultraje.

O meu Charles é um bom homem, mas ele enche meu saco quando eu estou doente, é fato! E pior, às vezes eu tenho vontade de mandar ele de volta pra casa da mãe como um pacote (haha). Mas meu Deus, se não é meu Pai - sim, meu Paizinho amado - nessas horas eu nem sei o que seria de mim. Tem mais de uma semana já que eu estou nessa de fraqueza, falta de apetite, tonturas - abafa o caso, mas hoje quase desmaiei de novo - e os médicos ainda não chegaram a uma conclusão final e se eles não chegam, pra Charles, eu devo estar bem, né?!

Paciência Fabíola, paciência. Homens são assim mesmo. Casamentos são assim mesmo e eu só rezo pra poder ficar logo boa. Mas deixa eu ir, que acabou de sair um monte de roupas limpinhas e cheirosinhas da máquina de lavar. Vou lá estende-las no varal e colocar outras pra lavar. É assim mesmo, mulher mesmo doente, parida ou paraplégica ou faz ou faz, porque se for esperar pelos maridinhos... Aff! Aí danousse tudo, porque afinal, nós não ficamos doente, nós fazemos "corpo mole".


Como vocês sabem eu passei esses dias de repouso e assistindo muito, mas muito mesmo Grey's Anatomy e sabe quando vc assiste um filme ou seriado e ele bate lá fundo de vc, lá aonde vc nem imagina que poderia doer ou sentir, e vc chora e fica remoendo quase como uma ferida nova dentro de si?! Bem, se não sabe - sorte a sua -, se sabe vai entender do que estou falando. O episódio em questão é o Grey's Anatomy - 3x21 - "Time After Time", quando a filha Izzie é levada ao hospital - aonde Izzie é residente de cirurgia - para fazer tratamento à leucemia e Izzie é convidada a doar a sua medula óssea, já que a mesma é compatível.

Izzie, personagem do seriado, é uma médica de vinte e poucos anos que engravidou aos 16 anos e deu sua filha a adoção, filha está que reaparece pela primeira vez sua vida nessa situação: com onze anos, doente e com pais adotivos maravilhosos que a amam muito e que vão implorar a Izzie que ela - caso seja compatível - que faça a doação de medula para a menina. Izzie chora muito, diz que sempre sonhou com esse momento toda a sua vida mas que nunca imaginou que ele aconteceria dessa forma. Pensou que estaria mais velha, que Hannah estaria adulta, mas não que ela estaria doente, isso nunca.

Por fim, Izzie é compatível e doa a medula, mas a menina, a Hanna diz que não quer conhecer a Izzie, que não está pronta pra isso. Mas no fim, Izzie consegue vê-la, escondidinho atrás de uma vidro sem que a menina a veja - caso queira ver essa cena clique em "Time After Time" lá em cima -, o fato é que eu também sou filha adotiva e em muitas vezes também não me senti pronta a conhecer minha mãe biológica, mas vendo esse episódio eu cheguei a conclusão que devo procurá-la, que já estou pronta pra isso e, caso ela queira me conhecer, eu devo ir lá agradecer a ela pela vida e oportunidade de vida que ela me permitiu ter. Meus pais são e sempre serão Francisco e Terezinha pois Deus já havia traçado meu destino antes mesmo de eu nascer, minha família já estava me esperando em outro lugar. Mas a minha mãe biológica - a única coisa que sei sobre ela é seu nome completo - me abrigou por longos nove meses em seu ventre, não judiou de mim, apenas abriu mão do seu bebê para que ele tivesse uma vida melhor, e de fato acredito que tive e espero que ela também tenha tido. E esse é meu novo desafio de vida, procurar minha mãe biológica para agradecer a ela por minha vida e dizer que eu estou bem, que ela fez o certo. Espero não chegar tarde ou atrasada de alguma forma...

Ah, se se alguém tiver idéias de como posso achar uma pessoa que nunca vi em minha vida por favor não fiquem acanhados e me passem dicas, ok?! Vou precisar muito delas.


Espalhem a excelente notícia:
EU NÃO VOU OPERAR.

O problema é no meu Sistema Imune que está falhando, o tratamento vai ser clínico inicialmente. Ainda não sabem dizer porque o meu Sistema Imunológico está falhando mas isso é beeem melhor do que se estava pensando antes (linfoma). E eu estou feliz, de qualquer forma. Agora é esperar os demais resultados e fazer o tratamento que acharem adequado mesmo que ele seja pra minha vida toda ou não, porque eu sou a pessoa mais abençoada da face da Terra, pois depois de tudo apontar para algo tão ruim, a página virou e nela agora tem algo com que eu posso viver o resto da minha vida e eu tenho certeza que isso foi um milagre, um milagre concedido a mim através das orações de vcs.

Posso pegar mais gripes que os outros, mais viroses mas eu posso viver. Não que alguém com CA não viva, mas eu não acredito que exista alguém no mundo que viva tranqüilo com uma doença dessas. Ao menos eu não conseguiria. Bem, de qualquer forma eu estou aqui nesta vida para aceitar os fardo que Deus me manda, mas eu posso repetir que estou contente por ele não ter me enviado esse fardo em questão!?

Bem, e agora deixando um pouco a euforia de lado e respondendo a pergunta que não quer calar, eu devo ter alguma doença auto-imune (temporária ou não), ainda não se sabe qual, mas logo as sorologias ficam prontas e a gente dorme ainda mais tranqüilo. E eu repito, esses são os Detalhes de Uma Vida Abençoada mesmo; e porque eu digo isso?! Tudo bem, eu repito, porque TUDO apontava para algo tão triste, e depois de muita fé, oração de todo mundo, a história se tornou mais amena e sou agradecida a todos daqui e a Deus imensamente. Obrigada, obrigada e obrigada a todos por tudo.

Entre o desmaio de quinta-feira aqui em casa e hoje (domingo) muita coisa aconteceu. Na sexta-feira mesmo eu fui ao meu infectologista, o Dr. Vicente Vaz. Ele me acompanha desde a gripe suína em maio do ano passado. Sabe aquele doença misteriosa que primeiro acharam que era pneumonia, passando por mononucleose e findando, quase um mês depois, com o exame positivo para H1N1? -ler esse post aqui - Bem, era a H1N1 e a mononucleose... Na época eu nem comentei nada aqui, nem vinha ao caso porque afinal de contas já tinha passado e o mundo estava em caos por conta da maldita gripe. Mas enfim, estou relembrando isso porque no entre os exames que o Dr. Vicente passou estava um Rx de tórax - como já havia comentado - e no próprio sábado eu fiz e no mesmo momento saiu o resultado:

Diminuto nódulo denso, provavelmente granulomatoso, projetado no campo médio do pulmão esquerdo. Ausência de lesão pulmonar ativa. Ausência de derrame pleural. Coração de dimensões normais. Mediastino normal.

Então, veja que além dos três cistos na região da virilha veio mas essa 'novidade'. Mas eu que não sou baú pra ficar guardando coisas liguei pra Dr. Pedro - sim, o meu cirurgião geral; sim o que fez minha gastroplastia; e sim, em pleno sábado de manhã - e ele logo me esclareceu que esse nódulo deve ser apenas a cicatrização de uma pneumonia, ou da gripe suína ou de um contato com uma possível tuberculose e que possivelmente ele não está ativo. Ou seja, não é uma coisa preocupante. Ufa!!! Menos uma preocupação.

Mas aí conversa vai e conversa vem com ele no celular eu contei pra ele sobre os cistos e que minha ginecologista tinha indicado uma outra cirurgiã para fazer o procedimento de retirada dos cistos. Dai ele disse que não, que ele mesmo faria e que já marcaria o hospital e que na segunda-feira - pós-expediente - nós acertaríamos tudo. E ufa mais uma vez. Mil vezes Dr. Pedro me operando do que qualquer outra pessoa. Se eu pudesse até meus futuros filhos viriam ao mundo pelas mãos dele. Mas aí já é outra história e agora é esperar pelo amanhã que vai ser cheio.

Amnhã já vão ficar prontos alguns exames de sangue, já saberei provavelmente a data da retirada dos cistos e tudo isso vai terminar logo, que é o melhor da história. Não posso deixar de agradecer a TODAS as mensagens de apoio e toda a energia positiva que vcs vêem passando (fora os comentários ma-ra-vi-lho-sos aqui no blogger mesmo). Fico até me sentindo pequena, sem ter como agradecer a altura... Mas acreditem, eu estou imensamente agradecida.

Coisas lindas que recebi via Twitter:

De @KarineSB,
Para @fabiolamaia ★ Isaías 43,2 ★ "Se tiveres que atravessar a água, estarei contigo e os rios não te submergirão."

Para @fabiolamaia ★ Salmo 91:12 ★ "Eles te susterão nas suas mãos, para que não tropeces em alguma pedra."

E mais algumas via Orkut & Fotolog:

danifrazao disse em 21/03/10 18:22

PRECE PELA SAÚDE: Pai amado! Sei que a saúde é dádiva preciosa através da qual posso me movimentar com mais proveito dentro das tarefas que me cabem no mundo!... A saúde é dom que ativa o entusiasmo e a alegria de viver; sem ela nada é prazeroso ou adequado, e a sua ausência faz a vida esvair-se lentamente qual areia em mãos frouxas e insensíveis... Tenho consciência, Senhor, de que muitas vezes fui o responsável pelos sofrimentos físicos a que me vi submetido, notando a doença instalar-se em mim com a irreverência dos convidados insensatos, por minha própria invigilância no terreno da prudência e da higiene... Outras vezes, foi a Providência Divina, bem sei, quem lançou mão do recurso da enfermidade como prova ou resgate ao meu espírito necessitado, e para que eu me percebesse da importância da saúde para toda e qualquer realização terrena. Por isso, Pai, ajuda-me a tomar consciência de que preciso velar sobre o meu corpo como quem vela sobre vaso de preciosa e delicada origem!... Auxilia-me a compreender, sempre que eu me sentir inclinado a abusos de qualquer sorte, de que necessito dele para prosseguir minha jornada com bom ânimo e disposição e que se arruinado por minha própria invigilância, me serão cada vez mais difíceis as encarnações futuras e conseqüentemente o meu progresso e a minha felicidade real! Assim seja! Para Vc, querida amiga, com todo carinho do mundo!!!


Querida, não tenho dúvidas de que é só mais um etapa que você ultrapassará com maestria! Estamos torcendo por você, viu? Mantenha-nos informados sempre que puder!


Então tá, amanhã a noite eu volto com boas notícias, tenho certeza, porque além de resolver esses pepinos de saúde eu ainda tenho que ir na Universidade dar entrada nos meus projetos, falar com minha orientadora e Papai também tem consulta médica. Enfim, a vida anda (e rápido!!!). Beijos a todos e até amanhã!!!


Muita coisa, uma pessoa só, mas com Deus ao lado!

Pensei, pensei, pensei e pensei em como dizer essa notícia e não achei uma forma delicada ou engraçada. Mas enfim, estou doente e os médicos ainda não sabem bem o diagnóstico. Nos próximos dias farei Rx, exames bioquímicos e estou proibida de fazer natação... Uma pena ficar sem poder ir aos treinos. Mas o fato é que dentro de um mês eu emagreci muito, estou tendo desmaios, tonturas, vertigens, sensação de cansaço extremo e acharam dois cistos na região da minha virilha (como gânglios), vão ser retirados cirurgicamente em breve. Bem, falei e contei. Torçam por mim, ok?! Quando der mando notícias e de uma forma ou de outra tenho certeza que tudo ficará bem, só estou preocupada mesmo (muito) com meu Pai e (um pouco) com Charles. Não quero que eles sofram. Meu Pai está mais apavorado porque ele sonhou há umas semanas atrás com minha mãe - que é falecida há 11 anos - e, no sonho, ele sabia que ela já não estava mais aqui entre nós -, não foi como um sonho que sonhamos e com pessoas que já se foram e parece que ele nunca foram, entende?! Papai perguntou a ela o que ela estava fazendo aqui em casa, ela então respondeu que estava preocupada comigo porque eu estava muito doente. E agora cá estou eu com mais uma pedra no caminho, mas tem problema não, eu não já disse que com elas vou construir um castelo?! Pois então, essa é só mais uma.

Se quiserem orar por alguém orem por meu Pai, peçam consolo e força para ele. Eu sou forte e tudo consigo passar, vcs vão ver (ainda mais tendo vcs aos meu lado). Quando sair o resultado dos exames e eu tiver a data da cirurgia informo aqui, no mais, repouso, repouso e repouso. Fiquem com Deus, eu já estou com Ele aqui cuidando de mim e obrigada por tudo.

Muito Bem Acompanhada ♥


Eu prefiro brigar com você, do que fazer amor com outra pessoa.
Frase do filme "Muito Bem Acompanhada" que caiu
como uma luva pra mim (nós)


Cada lanche, cada filme, cada jogo, cada visita recebida, cada banho de banheira, cada lavagem de roupa, cada limpeza na casa, cada conta paga, cada alarme do despertador as 5:00h, cada volta pra casa ....tudo, até o que parece impossível, foi prazeiroso basicamente por que foi feito junto e com muito amor nesses 5 anos, 1825 dias de amor com vc.


Às vezes o silêncio fala mais que mil palavras.



Às vezes o silêncio fala mais que mil palavras.

Diante de tão bela imagem - que cliquei hoje pela manhã no jardim daqui de casa - fiquei sem ter o que dizer. Resolvi calar-me e apenas viajar,
como a borboleta.



Olá minha gente, demorei a voltar, né?
Mas foi o de sempre, o corre-corre da vida.

Papai ontem teve uma USG de Abdomem Total pra fazer (check-up) e isso levou quase a manhã toda, porquê é um tal de seca bexiga e enche bexiga sem fim. E o tadinho ficava bebendo água e andando pelo hospital e eu com ele pra distrái-lo e tals... Por fim, quando terminou, ele já estava 12hrs de jejum e aproveitamos e fomos ao Laboratório Edmar Vitcor para ele fazer os exames bioquímicos.

O lance é que Papai tem um angiomiolipoma* do rim esquerdo há cerca de 5 anos anos

(*) O Angiomiolipoma Renal (AML) é um tumor quase sempre benigno - o dele é benigno - que em raros casos apresenta comportamento agressivo. Eles são formados por tecido adiposo, músculo liso e vasos sanguíneos, o único problema é que as vezes ele pode se romper. Causando hemorragia, por isso, de 6 em 6 meses ele refaz os exames. Mas o bixinho não reclama de nada e faz tudo na maior paz.

Para se ter um idéia, depois do exame a gente veio pra casa almoçar e Nayara chegou com Aline, como era Dia das Mulheres ele disse que ia dar a gente um dia de mulher, até pra Aline e sabe para aonde ele levou agente? Para as Lojas Marisa. Saímos de lá cheias de calcinhas e sutiã e Aline com um conjuntinho de verão novo.

Mas bem, voltando a falar da Festinha de Aline, como eu tinha antes a gente – a família – fez tudo, todos os detalhes de enfeites, a comida também foi feita em casa, assim como a fantasia de Minnie de Aline, só a decoração que foi alugada. Mas houve um problema: nós tínhamos alugado um espaço, um salão daquele de futebol society sabe? E na véspera da festa fomos lá já começar a decorar e o cara veio dizer que não tinha a festa de Aline na agenda. Sentiu o drama?
Convite enviados, tudo pronto e sem local pra festa. Ainda mais porque tinha que ser um local com um certo espaço, pois ia ter pula-pula, palhaço, enfim, uma festa de criança para criança mesmo.

Mas daí a gente bateu na porta no síndico da prédio da Nay as 22hrs da noite e ele liberou o salão sem prévio agendamento. Ufa!!! Ficou tudo muito apertadinho, mas não tenha uma pessoa se quer que tenha dito que a festa não foi linda. E as criançada se divertiu demais!!!

O bolo que também foi feito por uma pessoa,
muito prendada, da família.

Aline não chorou, pelo contrário, brincou o tempo todo, toda fofa de Minnie. A festa estava marcada para as 11hrs e eu cheguei lá as 10hrs para arrumá-la enquanto Nay resolvia outras coisas, quando deu 11:30hrs eu desci com ela, já tinha alguns convidados e todo ficou batendo palmas pra ela, na mesma hora ela levantou os bracinho e gritou “éééé”. Foi cômico demais!!!

O resto foi tudo perfeito e eu vou mostrando por fotos ao longo do post, combinado?

Com mamãe, duas lindas.


Abaixo eu vou deixar alguns vídeos, cliquem nos links, pois algumas pessoas especiais não puderam ir a festa, mas aí já dá pra curtir e ver um pouco tudo o que rolou, né? Algumas pessoas podem dizer assim "se eu pudesse explodir de felicidade, explodiria...", mas nós explodimos.

Na foto - esquerda - com Padrinho e Madrinha ROXOS de orgulho.
Na foto a direita os palhaços fazendo as crianças serem crianças com as brincadeira, como diria minha mãe: " brincadeiras de antigamente".

A criançada curtinho Patati-Patata no comecinho da festa ainda.

Aline já se animando toda com a música do Jacaré. Detalhe para a fantasia de Minnie Mouse dela, que coisinha mais cute-cute.

Natan, Aline e Bernardinho curtindo o pula-pula. A Dinda (coruja aqui) entrou pra fiscalizar a história e curtir também, não é?

A hora do "Parabéns pra Você" e todo mundo muito orgulho da pequena Algodão Doce.

A hora de ver os vídeos das Retrospectivas. Primeiro foi o da gravidez ao nascimento depois vimos o do nascimento ao 1º aninho de vida, feito pela Tia Ma "Videos Convida". E, se com o primeiro vídeo TODO MUNDO foi as lágrimas com o segundo eu acho que o povo desidratou. Hahaha :))) Nada melhor do que lágrimas de alegria!!!

Agora eu vou atualizar as fotos que der no Flickr e no Orkut já tem todas, mas aqui é melhor porque eu conto todos os detalhe, né? Mais tarde coloco o restante. Fiquem com Deus e obrigada de todo coração o carinho que vcs tem pela nossa pequena.

Ah, faltou o Parabéns Pra Você & Outras Coisitas mais.

1. Madrinha (eu) segurando Aline, ao lado da Nay, seguida da palhacinha, a Minnie recreadoa e a Vovó Helena.
2. Família feliz, completa e realizada.
3. Natanzinho se esbaldando no pula-pula.

Ah, mas antes de terminar queria agradecer especialmente a Marcele (Tia Ma) dos "Videos Convida". E, se com o primeiro vídeo TODO MUNDO foi as lágrimas com o segundo eu acho que o povo desidratou. Hahaha :))) Nada melhor do que lágrimas de alegria!!!

Que consegue ser mais perfeito que a própria perfeição!

Ele atendem em todo Brasil!!
Para mais informações, entre em contato através do telefone:
(21) 8225-2104
ou envie um e-mail para:estudioconvida@gmail.com.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...