Daisypath Happy Birthday tickers


Daisypath Friendship tickers

Minha Gravidez ~ 5ª Semana de gravidez


A gravidez por dentro - Primeiras nove semanas.


Minha Gravidez ~ 5ª Semana de gravidez: o fato de que tem um bebê crescendo dentro de você provavelmente parece completamente surrealista. Mas não se preocupe, é comum. É bom concentrar-se em fazer uma bela casa para o bebê durante os próximos nove meses, para isso basta cuidar bem de si mesma. Isso significa que comer direito, movendo seu corpo. Algumas grávidas exercitam-se, mas pra mim isso soa muito cansativo ainda por causa das tonturas e sono constante. Então tenho feito o que meu organismo pede: se estou com sono durmo, mesmo que sejam ao meio dia. Se estou com fome come, mesmo que seja as 3hrs da manhã, menos hoje, porque vou fazer vários exames de sangue logo mais e alguns dele é preciso jejum.

Não se pode esquecer que para uma gravidez saudável, é necessário fazer os exames pré-natais. Quanto antes você começar, melhor.

Meu corpo: muitas mudanças estão ocorrendo agora, algumas você já pode ver, ou sentir; outras serão evidentes apenas mais tarde. Se você nunca prestou muita atenção no que você come nós queremos falar com você, senhora X-salada (ou McDonalds) e fritas, esta é a hora dar prioridade para comer os alimentos mais nutritivos que você puder.

Segundo o RDI (Recommended Dietary Intakes), tabela com as recomendações universais sobre alimentação, gestantes a partir do terceiro mês de gravidez devem ingerir apenas 300 calorias a mais do que o normal, totalizando 2.800 calorias por dia. Considera-se que as gestantes de baixo peso ganham em torno de 15 kg; as de peso adequado, entre 10 a 12 kg; e as com sobrepeso ou obesas, entre 6kg e 7kg. Então estar grávida não significa que pode exagerar, muito pelo contrário, você deve ter uma alimentação balanceada. Esqueça aquelas frases "Tenho que comer por dois agora". Isso não procede!

Principalmente se você tem plano de saúde, faça uma consulta com um nutricionista qualificado, que pode lhe ajudar a criar um plano de alimentação que vai ajudar. Um plano nutricional irá ajudá-la a obter as coisas que você precisa para o seu bebê e para você.

Eu marquei a minha nutricionista de quando fiz a gastroplastia. Até agora não engordei nada, pelo contrário, eu emagreci devido aos enjôos. Antes de engravidar estava pesando 66kg. Cheguei a 63kg e agora estou com 65kg. Minha médica disse que isso é normal, mas apesar de teoricamente estar com -1kg, minhas calças jeans número 38 não atacam mais na cintura e as que atacam ficam desconfortáveis. Tenho prefirido vestidos.

Meu bebê: no início desta fase o embrião tem a forma de um "disco" e no final da mesma ele tem a forma de uma "sola de sapato" (a região da cabeça é mais larga e maior que a região da cauda). Vasos sanguíneos secundários aparecem na superfície externa do envoltório embrionário (saco coriônico), que está literalmente imerso no revestimento uterino, dando seqüência à formação da futura placenta.

A idade do feto é de 3 semanas e o seu coração microscópico do seu bebê começa a bater nesta semana, muito embora ele não será detectável no ultrassom por algumas semanas, de forma que você tem que esperar um pouco mais de tempo para ouvir aquele som satisfatório (tutu-tutu) que você está tão ansiosa para escutar. Veja o que mais está em construção:

• Com o batimento do coração, o sangue vai começar a circular por todo o corpo. O primeiro órgão do seu bebé estará instalado e funcionando!
• O início do cérebro; os sistemas cardiovasculares, nervoso e reprodutor, assim como todos os outros grandes sistemas estão em curso.
• A bolsa amniótica e a placenta (também conhecidos como hotel e o restaurante) ainda estão formando a este ponto.
• Nesse período, o esqueleto do bebê está começando a ser formado.

Todos esse desenvolvimento de alta velocidade e seu bebê tem apenas 2 milímetros de cumprimento, aproximadamente o mesmo tamanho de uma semente de gergelim (veja da próxima vez que você estiver comendo um sanduiche, você não vai acreditar como é minúsculo!).

Minha vida: não esperei o bebê chegar para investir em uma câmera digital. Com minha câmera comecei a bater fotos desde o começo da gravidez, quero ter um registro da barriga crescendo semana após semana. Depois ao rever as fotos, não vou acreditar como estava tão grande (ou tão pequena).

É bom fazer uma lista de todas as coisas que deseja fazer antes de o bebê chegar. Fazer aquele passeio, fazer aquelas compras no shopping,... Iniciar o planejamento, porque os próximos meses serão como horário nobre para obter o máximo possível. Eu, por exemplo, decidi que vou comprar tudo do bebê em Janeiro, quando já saberei se é um menino ou menina e o décimo terceiro salário ainda vai estar volumoso por aqui, mas já tenho projetos em mentes do quarto tanto para menino ou menina, sabendo o sexo do bebê é só ir em busca dos itens.

Faz bem comer...: pelo menos três frutas por dia (tenho comido tangerina, banana da terra como diz minha amiga Márcia e uvas), além de legumes e verduras no almoço e jantar. Esses alimentos são ricos em fibras, que previnem a prisão de ventre, muito comum na gestação. O que na minha, até agora, tem sido controlada com a alimentação mesmo, já que medicamentos só entra o de enjôo, no máximo e o DTN-Fol.

Fracione as refeições em seis a oito vezes ao dia, com pequenas quantidades, e mastigue devagar. Consuma alimentos com baixo teor de gordura e evite ingerir líquidos durante as refeições, para facilitar a digestão e evitar azia. A azia tem sido meu maior pesadelo, eu já tentei de tudo e quando digo de tudo é de tudo mesmo. Algumas amigas que já tiveram bebês me indicaram biscoitos salgados de água e sal, descascar a batata crua e cortar em rodelas e mastigar até sorver todo o caldo e jogar fora (isso sim foi a treva!), mas ontem uma amiga veio me ver e deu a dica de água bem gelada, com gelo se possível e sorvete natural de frutas. Caiu como uma luva para mim, não tenho sofrido tanto mais.

A carne é muito importante nesse período, por ser rica em ferro e proteínas. O ferro pode ser melhor absorvido se consumido com frutas ricas em vitamina C, como kiwi, laranja, limão, acerola, tangerina e abacaxi.

É bom saber...: cuidado com remédios para gripe, tosse e resfriados. Estamos acostumados a usar esses remédios sem receita médica mas agora que você está grávida, não tome nenhum remédio sem consultar antes com o seu médico.

Procure evitar chocolates, refrigerantes, café (só em pensar em café e chocolate meu estômago arde), chá mate ou chá preto, pois todos possuem cafeína. É sempre bom lembrar que algumas mamães podem ter aversão a todo tipo de fragrância, como a de cosméticos, de maquiagens, ou odores de alguns tipos de tintas e até mesmo, alguns alimentos específicos.

Pode chegar ao extremo como ter náuseas do cheiro do próprio marido. Procure não rejeitar seu companheiro e peça-lhe paciência neste momento. Graças a Deus, até agora, eu estou é mais apegada que nunca ao maridinho, tanto é que essa semana ele nem viajou, ficou aqui comigo e o bebê! Talvez você também sinta fortes dores de cabeça, salivação excessiva e enjôos.

Futuro papai: a futura mamãe pode estar mal humorada ou calada e pode estar "descontando" os problemas em você. Não leve a mal. Isso é um bom sinal. "Elas tentam descarregar as mágoas em quem têm o maior vínculo afetivo". Planeje uma data especial para comemorar o teste de gravidez positivo.

Charles tem se mostrado mais paciente do que já era, um verdadeiro gentleman. Me faz comidas, entende que eu estou mais arredia que o comum e esse comportamento dele só me fez ficar mais apaixonada por ele, sem brincadeira, eu achei que não poderia o amar mais, que já amava ao máximo, mas depois da gravidez isso mudou. O amor multiplicou e cada dia mais ele se torna para mim, além de marido, o meu companheiro, confidente, a melhor parte de tudo no mundo. E o melhor de nós dois é o nosso Bebê-Docinho(a).


5 comentários:



Roberta Pessamílio disse...

Bi,
Tb consultei uma nutricionista quando estava grávida! Nesse comecinho é muito importante vc comer legumes de cor verde escura (brócolis, couve, rúcula, etc...) mas tome muito cuidado quando for comer saladas na rua, pois, podem estar mal lavadas e como grávida é muito sensível, pode causar toxoplasmose!!! Na rua, prefira os alimentos cozidos, ok??? Mas em casa, abuse das saladas, fibras, inclua cereais na sua alimentação, uma coisa boa tb é a linhaça que ajuda no desenvolvimento cefálico do bebê!
Fique com Deus...
Beijinhos na pancinha!!!

Maíra disse...

Tô adorando acompanhar tudo!
Não perco 1 post seu! rs!
Você já sabe quais vão ser os nomes, se for menina ou menino?
Aliás, ano que vem quero dar um presente pro bebê, depois que você souber o sexo, estou pensando numa coisa mas depois quero ver com você se você quer, Ok?

Beijos

Anônimo disse...

Amiga essas fases que vão passando é muito gostoso espero que vc aproveite bastante..beijocas

Priscilla Schwambach disse...

Que delicia poder compartilhar esse momento mágico... Fiquem com Deus!! Beijão

Larissa Pesente disse...

Ei Bi... que bom contar com mais uma amiga!!! Espero trocar mts ideias com vc... primeiro com relação à comida/ganho de peso... ñ stressa, come coisas saudáveis, lógico, mas a maioria dos médicos ficam na paranóia do ganho de peso e isso é normal, msm que tenhamos comido apenas coisas leves e saudáveis. Faça o que estiver ao seu alcance e APROVEITE, pois passa rápido d+... msm falando em Junho de 2011, vc vai ver!!!
Bjo bjo
Lalá e Davi

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...