Daisypath Happy Birthday tickers


Daisypath Friendship tickers

nem pneumonia, nem sinusite, nem gripe suína (sim, chegou a se pensar nesse diagnóstico), mas na verdade, o que eu tive mesmo foi mononucleose infecciosa, que é ocasionada pelo vírus epstein-barr (EBV) , que é amplamente distribuído na natureza, estimando-se que cerca de 80% dos adultos no mundo todo já tenham sido infectados por ele. o vírus infecta linfócitos B, que possuem receptores específicos. na grande maioria dos casos, a infecção é assintomática, mas em certos indivíduos aparecem manifestacões clínicas agudas e exuberantes que caracterizam a mononucleose infecciosa - e eu tinha que ser a sorteada, né?! -. esta tem duração limitada e é uma doença benigna. in vitro, o EBV pode imortalizar células, embora sem conferir o fenótipo transformado ou formar tumores em animais atímicos. o EBV tem sido associado a algumas neoplasias humanas. a primeira e mais importante é o linfoma de Burkitt, que se apresenta de duas formas: uma endêmica, que acomete crianças da áfrica e é a neoplasia da infância mais comum naquela região, e outra esporádica, menos comum e que existe em diversos pontos do mundo. as evidências do papel oncogênico do EBV são indiretas, mas mesmo assim são fortes. a quase totalidade dos tumores africanos contém o genoma do vírus, e 100% dos pacientes com a neoplasia apresentam títulos elevados de anticorpos anti-EBV. na forma esporádica, o genoma viral é encontrado em apenas 15-20% dos tumores. nas duas formas, contudo existe a translocação 8q-14q+, que resulta na ativação do c-myc.

todavia, parece que o EBV é apenas um dos fatores causais do linfoma de Burkitt, mas incapaz, sozinho, de induzir tumores. nesse sentido, é postulado que a malária (também endêmica na África) possa ser um co-fator importante, pois pode estimular o sistema imunitário e provocar proliferação de linfócitos B. células com taxa elevada de multiplicação são mais suscetíveis a sofrer mutações, inclusive a translocação característica desse linfoma.

o outro tumor associados ao EBV é o carcinoma nasofarígeo, raro no nosso meio mas endêmico em algumas regiões da china e da áfrica. nos tumores de qualquer região geográfica, o DNA do vírus é encontrado nas células neoplásicas; além disso, os pacientes com esse câncer têm títulos muito elevados de anticorpos anti-EBV. alguns linfomas de células B e certos casos de linfoma de Hodgkin são também associados ao EBV.

enfim, isso tudo só foi desvendado graças a minha otorrino (que me acompanha há quase 10 anos) a dra. fabíola rocha que na minha última consulta com ela, sexta-feira passada, achou que tudo isso tudo que eu tinha passado tinha sido ocasionado pela monucleose. e dito e feito, o exame de sorologia ficou pronto hoje e aqui vamos nós, fazer acompanhamento mais detalhado do sistema imune por um tempo...


_____________________________________

VIRUS EPSTEIN BARR (ANTIGENO DO CAPSIDEO VIRAL), ANTICORPOS IgG, soro
Método: Imunofluorescencia indireta

RESULTADO - VALOR DE REFERÊNCIA

IgG: REAGENTE

Liberado em: 19/05/2009 as 14:43h

Resp.: MARIA EMILIA GERMANI MOURA - CRF 107748

_____________________________________

VIRUS EPSTEIN BARR (ANTIGENO DO CAPSIDEO VIRAL), ANTICORPOS IgM, soro
Método: Imunofluorescencia indireta

RESULTADO - VALOR DE REFERÊNCIA

IgM: não reagente

Liberado em: 19/05/2009 as 14:43h

Resp.: MARIA EMILIA GERMANI MOURA - CRF 107748


PS¹.: esclarecendo para os leigos - não biólogos, como eu, ou biomédicos e afins - que a taxa de IgM quer dizer que eu não estou mais doente ou com a doença, por isso aparece "não reagente" e o IgG "reagente" quer dizer que eu já tive a doença, que para sempre o meu sistema imune se 'lembrará' daquele determinado antígeno e que, provavelmente, eu não serei infectada por ele novamente, pois meu sistema imune conseguirá debelá-lo facilmente.

ps².: eu tenho um moooooooooonte de novidade para conta pra vcs, acho que amanhã venho aqui com mais calma e conto e mostro tudo! fiquem com Deus, amor bí.

1 comentários:



Garota Enxaqueca disse...

Putzgrilla, guria, escolheram vc a dedo, hein??? Ainda bem que vc tinha uma Dra. House por perto!

=)

E volte com as novidades!!!

Besos, guapa...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...